O que é o departamento contábil ?
O departamento contábil é responsável pelo processamento de todas as informações advindas dos outros departamentos como Fiscal, Custo, Folha de pagamento e financeiro. É nesse setor que conseguimos obter o controle gerar relatórios como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração do Valor Adicionado e Notas Explicativas. Relatórios esses que auxiliam os usuários internos e externos enxergar e tomarem suas decisões sobre que são a situação patrimonial da empresa.
Vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas demonstrações?
O Balanço Patrimonial é a demonstração que tem por finalidade evidenciar a situação patrimonial da entidade, saber quais sãos os ativos da empresa, passivos e por fim enxergar qual é a situação patrimonial daquela determinada entidade.
A Demonstração do Resultado do Exercício tem por finalidade evidenciar o desempenho daquela entidade em um determinado período, saber quais foram as receitas geradas e quanto foram as suas receitas, saber os montante dos custos, os impostos sobre a operação e saber como se chegou no lucro líquido deduzindo do lucro bruto todas as despesas operacionais como salários de funcionários, energia elétrica, telefone, internet, serviços de terceiros entre outras diversas despesas que varia de acordo com a particularidade de cada entidade.
No Demonstração do Fluxo de Caixa conseguimos enxergar como a entidade gerou fluxo de caixa e como consumiu fluxo de caixa e quais foram as atividades que tiveram melhor desempenho naquele determinado período, sendo ela dividida em três operações: atividade operacional, atividade de investimento e atividade de financiamento.
Sendo atividade operacional a principal da empresa como a venda de produtos que ela comercializa, pagamento de fornecedores, pagamento de IR entre outras, atividade investimento que seria a venda de um imóvel usado como escritório administrativo a compra de moveis e maquinários etc. E por fim atividade de financiamento que seria recurso advindo de aporte de capital dos sócios, empréstimos bancários obtidos pagamento de financiamento entre outros. Vale ressaltar que esses exemplos são fluxos de caixa gerado e consumido dentro de um exercício normal de uma entidade. Diferente da demonstração do Resultado do Exercício que temos evidenciado o quanto a empresa basicamente vendeu e se comprometeu a pagar que não necessariamente representa dinheiro em caixa e sim o direito de receber e a obrigação de pagar.
A Demonstração do Patrimônio Líquido é responsável por evidenciar as mutações que ocorreram dentro do patrimônio da empresa como aporte de capital, constituição de reservas, aquisição de ações em tesouraria entre outros.
A Demonstração do Valor Adicionado tem por objetivo evidenciar como o lucro gerado foi distribuído trazendo aos acionistas a clareza sobre as aplicações de recursos.
A Demonstração do Resultado Abrangente tem por objetivo evidenciar em um determinado período as mutações que ocorreram dentro do patrimônio líquido separando o capital dosa sócios com o capital da empresa.
A nota explicativa tem por objetivo trazer uma complementação sobre as demonstrações contábeis para trazer uma melhor compreensão para os usuários internos e externos e também evidência algumas particularidades como método de depreciação utilizado, ajuste de exercícios anteriores os investimentos em outras sociedades etc.
Entender sobre essas demonstrações contábeis é fundamental para entender como está a situação financeira da empresa os seus pontos fortes e fracos e auxiliar a tomada de decisão trazendo maior assertividade.
Se desejar falar com um dos nossos especialistas clique aqui.